sábado, 19 de outubro de 2013

Como saber se seu Cão tem Megaesôfago?

(Imagem Temporária)

Na verdade os exames acabam por ser simples. É necessário que você informe exatamente o que acontece ao veterinário com o seu cachorro no dia a dia. Importante também que você faça alguns testes:

1. Observe se é comum o mesmo vomitar após as refeições. Até mesmo horas após. (Minha cachorra costumava vomitar a ração praticamente inteira horas após)
2. Verifique se é constante e se a ração misturada com água alivia os sintomas.
3. Bata a comida dele no liquidificador e deixe bem empapada, depois coloque em algum local alto para que ele coma forçando o corpo para cima.
 Estes são sintomas básicos de Megaesôfago que também podem ser confundidos com um sintoma de uma outra doença em cães chamada miastenia gravis. A miastenia gravis é uma doença neuromuscular onde o sintoma principal é a fraqueza em várias partes do corpo do cão. No entanto, quando a miastenia grave ocorre em cães idosos é considerada como uma doença imune-mediada (funçao da imunidade celular). Muitas vezes, quando a miastenia gravis é diagnosticada em cães mais velhos, o primeiro sintoma que pode se manifestar no cão é o megaesôfago.
> Uma distinção importante no reconhecimento megaesôfago é a diferença entre e quando um cão regurgita ou vomita. Regurgitando é um sintoma comum de megaesôfago, enquanto o vômito não está necessariamente associada ao megaesôfago. Quando um cão regurgita não há geralmente muito esforço envolvido diferente de quando um cão vomita. Muitas vezes, quando regurgitando, o cão vai virar a cabeça para baixo e o líquido e / ou alimentos, quase parecem "vazar" de sua garganta.

O diagnóstico é baseado no exame radiográfico, que vai revelar um esôfago dilatado, contendo gás e ingesta. Pode ocorrer um deslocamento ventral da traquéia e do coração devido ao aumento do órgão. Muitas vezes, o megaesôfago não é observado em radiografias simples, sendo necessário um esofagograma contrastado (exame realizado após administração de contraste). Pode-se evidenciar também opacificação em campos pulmonares, compatível com pneumonia, neste caso por aspiração, que é a complicação mais comum do megaesôfago. (fonte parcial: http://www.petescadas.com.br)

4 comentários:

  1. PARTICIPO DE UM GRUPO DO WHATZAP, COM MUITAS DICAS, E NOVAS DESCOBERTAS,TENTAMOS DESCOBRIR A CAUSA DO MEGAESOFAGO, PARA MELHOR TRATAR. ME CHAME NO ZAP, QUE ADD

    ResponderExcluir
  2. GRUPO DO ZAP MEGAESOFAGO. 21 998 244 391

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostaria muito de participar
    Ainda existe o grupo?

    ResponderExcluir