sábado, 19 de outubro de 2013

O que é Megaesôfago?



Megaesôfago é o termo descritivo para o sintoma clínico de dilatação do esôfago. Pode ser congênito (o animal nasce com o problema) ou adquirido (secundário a outras patologias). A maioria dos casos tem natureza congênita e há evidências de que esta condição seja hereditária tanto no cão como no gato.

O megaesôfago congênito tem sua origem desconhecida, e caracteriza-se por um retardo no movimento peristáltico do esôfago, resultando em um transporte anormal ou malsucedido de ingesta entre a faringe e o estômago, levando a um acúmulo de alimento e finalmente a uma dilatação do órgão. Acredita-se que a diminuição da motilidade e a dilatação esofágicas resultem de disfunção neuromuscular primária ainda desconhecida.

Nos casos de megaesôfago congênito, é essencial iniciar o tratamento logo após o desmame do filhote. O tratamento consiste no fornecimento de alimento em pequenas quantidades em intervalos regulares. A comida deve ser colocada em um nível superior que ultrapasse a altura do animal, por exemplo, numa escada, aonde o alimento descerá ao estômago por força gravitacional.Dependendo da gravidade do seu estado, o seu cão pode precisar mudar sua alimentação para um baixo teor de gordura com dietas especiais. O cão vai precisar ser alimentado com uma comida de alta qualidade. Às vezes, necessitando a adição de suplementos nutricionais, como garantia.

A não ser que uma causa subjacente seja encontrada, não há cura para o megaesôfago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário